OPERAÇÃO HAITI / BRASIL - o Brasil mobilizado pela solidariedade

Blog destinado a transmitir notícias sobre os esforços do Brasil em ajudar as vítimas do terrível terremoto, que destruiu grande parte do Haiti, em 12 de janeiro. Aqui o leitor vai encontrar as últimas notícias sobre os trabalhos do Governo Federal na mobilização da ajuda aos nossos irmãos haitianos, bem como verificar imagens, vídeos, áudios e outras informações sobre o amplo esforço de
ajuda e solidariedade dos brasileiros ao povo haitiano.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ministro Jorge Félix segue para o Haiti


PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

O Gabinete de Crise do Governo Federal que trata de assuntos ligados à ajuda humanitária ao Haiti, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), realizou a 13a reunião no dia de hoje.
O Ministro-Chefe do GSI, Gen Jorge Felix, relatou a conferência telefônica mantida em 22 Jan com o Sr Rajiv Shah, da United States Agency for International Development (USAID). A conversa serviu para aproximar os dois órgãos governamentais no tocante à ajuda humanitária ao Haiti. Ficou estabelecido que os dois embaixadores no Haiti - dos Estados Unidas da América (USA) e do Brasil - manterão contato para coordenação do apoio imediato à população daquela nação caribenha.
O Ministro informou que amanhã irá ao Haiti. Estará acompanhado de integrantes dos Ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Saúde e da Integração Nacional.
O representante do Ministério da Defesa abordou vários aspectos ligados à manutenção do fluxo de ajuda humanitária. A Força Aérea Brasileira já realizou, até esta data, 45 vôos, com transporte de 798 passageiros e cerca de 399 toneladas de material. Foi noticiado o 5o vôo de rodízio de substituição da tropa brasileira. Por sua vez, a Marinha planeja o carregamento dos Navios NDCC Almirante Sabóia (com chegada prevista para 17 Fev) e NDCC Mattoso Maia (chegada prevista para meados de fevereiro). O representante do Exército assinalou que está sendo preparado o reforço do contingente, também para o próximo mês.
O representante do Ministério das Relações Exteriores comentou sobre a lista de ofertas de ajuda internacional.
O representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil descreveu as campanhas em andamento e a carga já arrecadada, contando com apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para transporte do material. O representante do Ministério da Saúde abordou a situação dos insumos hospitalares e suas peculiaridades de transporte e instalação. Descreveu, também, aspectos de imunização e profilaxia das pessoas que se desloquem ou que estejam no Haiti. A representante da Advocacia Geral da União (AGU) teceu considerações acerca das regras de proteção jurídica do trabalho voluntário no Haiti.

Brasília, DF, 25 de janeiro de 2010

Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
Assessoria de Comunicação Social

Fone: (61) 3411-1480
Fax: (61) 3411-1479
asscomgsi@planalto.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário