OPERAÇÃO HAITI / BRASIL - o Brasil mobilizado pela solidariedade

Blog destinado a transmitir notícias sobre os esforços do Brasil em ajudar as vítimas do terrível terremoto, que destruiu grande parte do Haiti, em 12 de janeiro. Aqui o leitor vai encontrar as últimas notícias sobre os trabalhos do Governo Federal na mobilização da ajuda aos nossos irmãos haitianos, bem como verificar imagens, vídeos, áudios e outras informações sobre o amplo esforço de
ajuda e solidariedade dos brasileiros ao povo haitiano.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Brasil enviará mais soldados ao Haiti

Brasília, 20 de janeiro de 2010 - O Brasil enviará ao Haiti um reforço de mais 800 militares para integrar a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), instalada naquele país desde 2004. Embora ainda não seja possível prever quando os soldados deixarão o Brasil rumo a Porto Príncipe, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, iniciou hoje as negociações para garantir que isso aconteça com a maior brevidade possível.

O ministro conversou na manhã desta quarta-feira com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, para garantir a aprovação do Congresso, em regime de urgência, do decreto que trata do assunto. Atualmente, as Forças de Paz da ONU no Haiti já contam com o apoio de 1,2 mil militares brasileiros.

Na quinta-feira, 21 de janeiro, chegam a Brasília os 17 corpos de militares mortos no Haiti – integrantes da MINUSTAH - em decorrência do terremoto de 12 de janeiro. Os soldados serão homenageados em cerimônia póstuma, realizada no final da tarde da quinta-feira na Base Aérea de Brasília, e que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após o terremoto, o Brasil já enviou ao Haiti 50 bombeiros especializados em resgates acompanhados de dez cães farejadores, além de especialistas em telecomunicações, médicos e um hospital de campanha, que já realizou mais de quinhentos procedimentos. Também foram doados pelo governo brasileiro US$ 15 milhões para serem usados na recuperação do país.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
João Paulo Gomes+55 61 3411-4926 / 8177-7322
joao.gomes@cdn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário