OPERAÇÃO HAITI / BRASIL - o Brasil mobilizado pela solidariedade

Blog destinado a transmitir notícias sobre os esforços do Brasil em ajudar as vítimas do terrível terremoto, que destruiu grande parte do Haiti, em 12 de janeiro. Aqui o leitor vai encontrar as últimas notícias sobre os trabalhos do Governo Federal na mobilização da ajuda aos nossos irmãos haitianos, bem como verificar imagens, vídeos, áudios e outras informações sobre o amplo esforço de
ajuda e solidariedade dos brasileiros ao povo haitiano.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

Nota à Imprensa sobre o Apoio do
Governo Federal ao Haiti

O Gabinete de Crises do Governo Federal que trata de assuntos ligados à ajuda humanitária ao Haiti, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), realizou a 15a reunião no dia de hoje. O Ministro-Chefe do GSI, Gen Jorge Felix, descreveu sua missão no Haiti, para onde se deslocou na madrugada de terça-feira, 26 jan, e retornou hoje pela manhã. O Ministro Felix frisou a importância do estabelecimento do Núcleo de Assistência Humanitária do Brasil no Haiti, coordenado pelo Embaixador brasileiro e composto por integrantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Defesa, Saúde e Integração Nacional (Defesa Civil). A agenda mantida no Haiti envolveu encontros com o Gen Floriano Peixoto, Comandante da MINUSTAH, e com o Sr Igor Kipman, Embaixador Brasileiro, sobrevôo na área, reunião com o Ministro do Interior e outras autoridades do Haiti, contatos com dirigentes da ONU e visita às instalações da MINUSTAH. Com relação às carências mais prementes, o Ministro Felix destacou a necessidade de barracas e equipamentos (por exemplo, fogões para preparação de alimentos), tudo com a finalidade de montagem de acampamentos destinados à organização de abrigos. Enfatizou, ainda, os esforços para criação de frentes de trabalho, como por exemplo, remoção de entulhos, limpeza de ruas e recuperação de escolas.

Foi ressaltado que a situação de segurança no Haiti, particularmente em Porto Príncipe, está sob controle da Força de Paz. A conclusão do rodízio do atual contingente brasileiro na área haitiana está prevista para a data de 05 de fevereiro. Foi decidido pelo deslocamento de uma equipe do Ministério da Saúde que avaliará as condições para instalação de Unidades de Pronto Atendimento no Haiti. O Gabinete de Crises tratou, intensamente, da manutenção do fluxo da ajuda humanitária e analisou inúmeras providências logísticas levadas a efeito em função das capacidades de carga, tipos de transporte, ofertas, doações e necessidades no Haiti.

Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
Assessoria de Comunicação Social
Fone: (61) 3411-1480
asscomgsi@planalto.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário