OPERAÇÃO HAITI / BRASIL - o Brasil mobilizado pela solidariedade

Blog destinado a transmitir notícias sobre os esforços do Brasil em ajudar as vítimas do terrível terremoto, que destruiu grande parte do Haiti, em 12 de janeiro. Aqui o leitor vai encontrar as últimas notícias sobre os trabalhos do Governo Federal na mobilização da ajuda aos nossos irmãos haitianos, bem como verificar imagens, vídeos, áudios e outras informações sobre o amplo esforço de
ajuda e solidariedade dos brasileiros ao povo haitiano.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Militares no Haiti aprendem, em meio à dor, vocabulário da fome e da gratidão

A poeira sobe. Mouin pas manger por toda parte. Dor de frase. Quem chegou depois do terremoto no Haiti, no último dia 12, já aprendeu o verbo e o pas que negativa a expressão. "Eu não tenho o que comer". Dor dos homens e mulheres da solidariedade que desembarcam em todo o País, dos militares que atuam no transporte, na distribuição de alimentos, em patrulhas de segurança, em socorro de feridos.

Nesses dias, as aulas de creole em Porto Príncipe vão do amargo ao doce em questão de metros, da lágrima ao sorriso, em questão de ruas, do preto e branco ao colorido, em questão de segundos. Sak vidpa kampe, conhecido ditado que para o português poderia ser traduzido como “saco vazio não fica de pé” é esboçado mais literalmente do que como uma simples forma de expressão.

Numa derivação mais exata: “Mon grangou”, “estou com fome”. Nessa aula gratuita de dor e emoção, os brasileiros também têm aprendido uma frase que entrecorta a catástrofe e a compaixão. Em sorrisos, com água e comida nas mãos dizem “nous c est zami”. É fácil entender: “nós somos amigos”.

Fonte: Do enviado especial ao Haiti, Ten Luiz Claudio
Ver a reportagem completa e mais informações sobre a ação da Força Aérea no Haiti
www.fab.mil.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário