OPERAÇÃO HAITI / BRASIL - o Brasil mobilizado pela solidariedade

Blog destinado a transmitir notícias sobre os esforços do Brasil em ajudar as vítimas do terrível terremoto, que destruiu grande parte do Haiti, em 12 de janeiro. Aqui o leitor vai encontrar as últimas notícias sobre os trabalhos do Governo Federal na mobilização da ajuda aos nossos irmãos haitianos, bem como verificar imagens, vídeos, áudios e outras informações sobre o amplo esforço de
ajuda e solidariedade dos brasileiros ao povo haitiano.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Profissionais de saúde de Belém reforçam equipe do HCAMP

“A ajuda humanitária internacional no Haiti está, de fato, fazendo toda a diferença". A percepção é do Capitão Médico Fernando Henrique Furtado, do efetivo do Hospital de Aeronáutica de Belém, e que atua desde o dia 9 de fevereiro no Hospital de Campanha da Aeronáutica, em Porto Príncipe.

Segundo o médico, as vítimas do terremoto com lesões agudas traumáticas estão espalhadas em hospitais de campanha por todo o Haiti (americano, canadense, argentino), além de iniciativas não-governamentais como o Médico Sem Fronteiras de vários países, o IHP- International Humanitarian Partnership, que é dominicano, Aldeias Infantis SOS, entre outras, universalmente distribuídos na Capital.

O HCAMP da FAB é referência em trauma e procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência em várias especialidades e cirurgias geral. Constantemente é registrado grande número de laparotomias por trauma abdominal fechado, abdômen agudo obstrutivo, apendicites, suturas múltiplas por politrauma e outros. “Nossa missão não tem precedentes na história do HCAMP, pela dimensão da catástrofe ocorrida em um país tão pobre e sem acesso às necessidades primárias”, complementa.

Até o dia 23 de fevereiro, o HCAMP realizou 7.222 atendimentos clínicos e 175 cirurgias. Neste período, a FAB transportou 1.112 mil toneladas de carga e 2.206 passageiros.

Além do Capitão Furtado, três outros profissionais da área da saúde do Hospital de Aeronáutica de Belém compõem o efetivo brasileiro no país: 1º Tenente Dentista Rodrigo Paz Paes Vila Real, 1º SEF Cláudio João Guedes Souza e 2S SEF Edyr Rodrigues de Freitas.

Fonte: I COMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário